Tipo Censo, Conservação

local_icon Local Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Madeira, Açores

experiencia_icon Grau de Experiência Amante de Natureza

Datas 15 out-15 nov 2020

Tempo Necessário 1h

Ajude-nos a identificar os locais onde os periquitos-de-colar se juntam para dormir!

O periquito-de-colar (Psittacula krameri) é uma espécie que ocorre naturalmente no continente africano e asiático. No entanto, não é surpreendente encontrá-lo a sobrevoar os céus de inúmeras cidades europeias, como Londres, Madrid ou Lisboa. Estas populações, que tiveram origem provável em fugas de cativeiro, ilustram a grande capacidade de adaptação da espécie, que encontrou alimento, refúgio e locais adequados para nidificar nas áreas verdes dos grandes centros urbanos. Mas é preciso garantir a sua monitorização, pois se a população crescer em demasia, pode vir a afetar espécies nativas, ao competir por alimento ou locais de nidificação.

Em Portugal ocorre pelo menos desde os anos 80, tendo aumentado substancialmente na cidade de Lisboa e acredita-se que atualmente continue em expansão. Estamos a preparar uma contagem da espécie por todo o país e para isso é necessário identificar os dormitórios onde a espécie se reúne ao entardecer para descansar. E é aqui que nos pode dar uma ajuda!

Como participar

Registe as suas observações (inclusivé se não vir periquito nenhum)

O que terá de fazer

Dar um passeio a qualquer jardim ou espaço verde próximo da sua casa, ao final do dia (a partir das 17h15; depois da mudança de hora passa a ser a partir das 16h15) e a registar os periquitos que observar, tentando também perceber se estão a alimentar-se ou a juntar-se numa árvore para descansar.

Como identificar o periquito-de-colar

Os periquitos-de-colar são aves ruidosas e gregárias; dar pela sua presença não será difícil. Têm uma coloração geral verde, com uma longa cauda pontiaguda (com as penas centrais verde azuladas)  e bico vermelho. Os machos possuem um colar preto e rosa característico.

Concelhos onde pode encontrar periquitos-de-colar

• Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras e Sintra
  • Coimbra
  • Caldas da Rainha
  • Maia, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia
  • Almada, Caparica, Montijo, Seixal, Sesimbra e Setúbal
  • Faro e Portimão
  • Povoação e Ponta Delgada
  • Funchal

Se souber que esta espécie ocorre noutro concelho, submeta as suas observações!

Organização