Duração Janeiro 2009 a Dezembro 2012

Assunto Aves Marinhas, Espécies Invasoras, Proteção de Habitats

Região Açores

Este foi um projecto pioneiro para a conservação das colónias de aves marinhas nos Açores, através da recuperação do seu habitat e de medidas de controlo e erradicação de espécies invasoras introduzidas. Neste projecto pretendemos avaliar a possibilidade de acções de controlo e erradicação de plantas exóticas invasoras e predadores introduzidos, testando várias técnicas de controlo.

 

A ilha do Corvo, a menor da ilha dos Açores, foi a escolhida para desenvolver este projecto pela sua localização geográfica e disponibilidade de habitat, que tornam esta ilha um local privilegiado para milhares de aves marinhas que aqui nidificam todos os anos. O Ilhéu de Vila Franca do Campo, situado a Sul da ilha de São Miguel foi também incluído neste projecto, pois permite testar algumas das medidas de controlo de plantas invasoras e de incentivo à nidificação destas aves.

 

A promoção dos valores ambientais dos Açores, educação ambiental, dinamização de turismo ambiental e aproveitamento sustentável de recursos foram também contemplados no âmbito do projecto.

 

Prémios

Este projeto foi galardoado com o prémio Best LIFE Nature Project 2013.

 

Resultados

Relatório não-técnico

Relatório final

Avaliação do impacto socio-económico

Relatório After-LIFE

 

Parceiros

Secretaria Regional do Ambiente e do Mar
Câmara Municipal do Corvo
Royal Society for the Protection of Birds

 

Financiamento